Ambisis – Software para Gestão Ambiental

Gestão Ambiental em Postos de Combustível

Gestão ambiental de postos de combustível

A gestão ambiental em postos de combustível é extremamente importante por conta da atividade desenvolvida e os produtos químicos utilizados.

O que é a gestão ambiental em postos de combustível?

Devido a caracterização de alto risco para o meio ambiente, os postos de combustível devem seguir às exigências dos órgãos reguladores.

Isso porque a falta de um controle pode gerar danos graves para o meio ambiente como um todo.

Então, a gestão ambiental de postos de combustível nada mais é do que estratégias e ações que tenham o objetivo de reduzir possíveis danos a natureza e a população.

Mas você sabe quais são os riscos ambientais presentes em postos de combustível?

Riscos ambientais de postos de combustível

Aliás, um dos riscos de maior impacto ao meio ambiente, se tratando de postos, é o derramamento de combustível no solo e lençóis freáticos ocasionando contaminação dos mesmos.

Estes e outros riscos acabam por prejudicar não somente o solo mas a população e animais.

Por isso existem Leis e normas que regulamentos os postos de combustíveis no Brasil.

Quais são as principais leis e normas?

A Resolução CONAMA nº. 237/97 e a Resolução CONAMA nº. 273/2000 são as bases legais que regulamentam o funcionamento dos postos de combustíveis no Brasil.

A Resolução CONAMA nº 237 de 1997 sujeitou aos postos de combustíveis ao licenciamento ambiental.

I – Licença Prévia-LP: concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação;

II – Licença de Instalação-LI: autoriza a instalação do empreendimento com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo medidas de controle ambiental e demais condicionantes da qual constituem motivo determinante;

III – Licença de Operação-LO: autoriza a operação da atividade, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

§ 1º As licenças Prévia e de Instalação poderão ser expedidas concomitantemente, a critério do órgão ambiental competente.

§ 2º Os estabelecimentos definidos no art. 2º que estiverem em operação na data de publicação desta Resolução, ficam também obrigados à obtenção da licença de operação. (CONAMA, 2000).

CONAMA

Já a a Resolução CONAMA nº. 273/2000 dispõe sobre prevenção e controle da poluição em postos de combustível.

Além destas duas, existem outras legislações como as normas técnicas expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as legislações estaduais específicas de cada Estado.

Contanto, são bastante exigências para gerenciar, não é mesmo? E é de extrema importância ter tudo documentado e em dia.

Entretanto, o esquecimento de um prazo de um processo de licenciamento ambiental ou a perda de um documento podem gerar prejuízos para a empresa como multas e suspensões e paralizações de atividades.

Portanto, não trate seu posto de combustível com descaso. É fundamental cumprir as exigências ambientais dos órgãos reguladores para garantir a proteção do meio ambiente.

Como gerenciar as exigências dos órgãos?

Para uma boa gestão de prazos e documentos é importante manter a organização.

Portanto, algumas plataformas como planilhas para gestão de licenças e calendário para controle de prazos pode ser a salvação.

No entanto, com o avanço da tecnologia hoje possuímos uma solução totalmente voltada para a gestão do meio ambiente.

Software para gestão ambiental de postos de gasolina

Entretanto, consultorias ambientais e redes de postos de gasolina que utilizam o Ambisis para gerenciar as licenças ambientais e demais exigências dos órgãos ambientais relataram que estão ganhando tempo e segurança na gestão ambiental da empresa.

Então, com um controle ambiental preciso, em tempos que o ESG ganha cada vez maior espaço de fala e ação, a sua empresa ganha destaque.

Solicite uma demonstração gratuita do Ambisis e comece hoje mesmo a centralizar a gestão ambiental do seu posto de combustível.

[Cliquei aqui para solicitar uma demonstração gratuita]

Publicações recentes

Gestão ambiental de postos de combustível