Ambisis – Software para Gestão Ambiental

Licenciamento ambiental para as incorporadoras

Você sabe quais são as exigências do licenciamento ambiental nas incorporadoras e como gerenciar todos esses processos?

Atualmente, as empresas do ramo de licenciamento ambiental para incorporadoras estão precisando demonstrar uma gestão ambiental adequada, isto, devido às pessoas estarem tendo cada vez mais conhecimento sobre os danos causados ao meio ambiente.

Afinal, neste contexto, sabemos que as atividades relacionadas ao meio ambiente são as primeiras a começar, e a última a finalizar!

Portanto, antes de aprofundarmos o tema é importante você conhecer o que é uma incorporadora.

O que é incorporadora?

A incorporadora é responsável por dar o primeiro passo no processo de construção e comercialização de um imóvel.

Licenciamento ambiental para incorporadoras

Todo o processo de identificar oportunidades, adquirir terreno, estruturar o projeto do empreendimento e realizar estudo de viabilidade são feitos por elas.

Assim que a obra é finalizada, a incorporadora cuida de todos os processos imobiliários no registro de imóveis e providencia os alvarás e todas as licenças, para assim, dar início à comercialização.

Então, uma das responsabilidades dos profissionais que trabalham em incorporadoras é fazer a gestão das licenças ambientais dos terrenos e loteamentos.

Gestão das licenças ambientais

Primeiramente, segundo Kitzmann, a gestão ambiental é constituída por uma série de práticas administrativas e operacionais voltados à proteção do meio ambiente e à saúde e segurança de trabalhadores, usuários e comunidade.

Quanto à proteção do meio ambiente, uma das áreas causadoras dos maiores impactos no meio ambiente, especialmente pelo alto índice de modificações na natureza, devido ao uso de recursos naturais existentes e também uma significante geração de resíduos, é a construção civil.

No entanto, mesmo sendo uma das áreas que mais causa impacto ambiental, a construção civil é uma das mais importantes fontes para o crescimento econômico.

Tendo isso em mente, você deve imaginar o quão importante é estar em dia com os processos de licenciamento ambiental.

Então, segundo Tachizawa, com uma boa gestão ambiental as empresas a médio prazo apresentam vantagem competitiva em relação às outras, pois a imagem fica conceituada como uma empresa que preza pelo respeito ao meio ambiente e assim atingem lugares e patamares que as que não são consolidadas e praticam uma gestão ambiental alcançam.

Ambisis na gestão do licenciamento ambiental de incorporadoras

Controle de documentos, alertas de prazos, cadastros de loteamentos e terrenos, envio de e-mails, históricos com os órgãos ambientais. Tudo isso é possível fazer dentro do software para gestão ambiental Ambisis.

Algumas das vantagens de utilizar um software para gestão ambiental no setor imobiliário são:

  • argumento para vendas, justamente por trazer o conceito de preservação e cuidado com o meio ambiente que cada vez tem mais valor para as pessoas
  • redução de custos, evitando atrasos e multas
  • assim, aceleração do processo de regularização ambiental, decorrente do controle adequado das atividades
  • possibilidade de receber incentivos fiscais, devido isso ser mais comum, atualmente.

Então, você trabalha em uma incorporadora ou atende incorporadoras e quer saber como o Ambisis pode te ajudar a ser mais produtivo?

Solicite uma demonstração agora mesmo e conheça a nossa solução.


Solicitar demonstração

Publicações recentes

Gestão ambiental de postos de combustível