Ambisis – Software para Gestão Ambiental

Poluição ambiental

A poluição ambiental é definida, de forma simplificada, como alterações no ambiente que podem provocar prejuízos aos seres vivos daquele local. Portanto, essa poluição pode causar alterações físicas, químicas ou biológicas no meio ambiente e pode ser consequência das ações humanas.

Contudo, existem diferentes tipos de poluição, como, por exemplo, a atmosférica, a da água e a do solo. Pensando nisso, nesse texto vamos conscientizar sobre o que é a poluição ambiental, quais são as causas, os exemplos, os tipos, as consequências e como reduzir essa poluição.

O que é a poluição ambiental? 

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. De acordo com essa lei, entende-se por:

III – poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

c) afetem desfavoravelmente a biota;

d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

Sendo assim, a poluição ambiental é um termo utilizado para se referir a modificações prejudiciais que podem ocorrer no meio ambiente. Contudo, as modificações acontecem devido à introdução de substâncias ou energia no meio ambiente que causam prejuízos ao ecossistema e também à saúde humana. 

Geralmente, é provocada pelos humanos e suas atividades, quando suas indústrias, por exemplo, lançam poluentes no ar, quando combustíveis fósseis são queimados, quando realizam queimadas, quando utilizam agrotóxicos na agricultura, entre outros. 

Causas da poluição

A poluição ambiental pode ocorrer como consequência de diferentes processos, tanto naturais quanto antrópicos. Portanto, um dos processos naturais que podem provocar poluição é as erupções vulcânicas, que lançam uma grande quantidade de gases e partículas na atmosfera. Assim, as ações humanas são as principais fontes de poluição. 

Alguns exemplos são: 

  • Queimadas
  • Descarte inadequado do lixo
  • Descarte de esgoto sem tratamento
  • Uso de defensivos agrícolas e fertilizantes
  • Queima de combustíveis fósseis
  • Derramamento de petróleo

Tipos de poluição ambiental

Existem alguns tipos de poluição, são eles: 

Poluição atmosférica:

É o lançamento de substâncias que afetam a composição do ar. Assim a queima de combustíveis fósseis pode levar ao lançamento de várias substâncias no ar, materiais particulados, gás carbônico e dióxido de enxofre são alguns dos poluentes do ar conhecidos.

Contudo, a poluição do ar vai desencadear problemas graves no nosso organismo, aumentando os problemas de asma, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. Portanto, de acordo com a OMS, a poluição do ar mata cerca de sete milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

Poluição hídrica:

Provocada por substâncias que entram em contato com a água, causando algumas modificações. Como, por exemplo, esgoto sem tratamento, derramamento de petróleo e também liberação de mercúrio na água, essas são algumas das situações que mais provocam poluição hídrica.

A poluição da água causa a morte dos organismos que são aquáticos, causando doenças nos seres humanos e provocando até mesmo impactos econômicos, como, por exemplo, prejudicando a pesca e o turismo.

Poluição do solo:

A poluição do solo afeta a camada superficial da crosta terrestre. Os agrotóxicos utilizados na agricultura são um exemplo de substâncias que causam esse tipo de poluição. Sendo assim, o descarte inadequado do lixo, como os lixões, também são responsáveis por provocar a poluição do solo.

Poluição do meio ambiente

Consequências da poluição

A poluição ambiental é responsável por causar danos aos ecossistemas, acontecendo alterações que afetam diretamente todos os seres vivos que se desenvolvem naquele local. Sendo assim, algumas das consequências causadas pela poluição, são:

  • Redução da biodiversidade
  • Aquecimento global e mudança climática
  • Assim, desenvolvem de uma série de doenças nos seres humanos e outros animais
  • Chuva ácida
  • Impacto negativo na economia de certas regiões.

Importância do gestor ambiental no combate a poluição

O gestor ambiental é responsável pelo gerenciamento do licenciamento ambiental e o controle das condicionantes, que são procedimentos muito importantes que buscam ajudar na preservação do meio ambiente, graças ao acompanhamento que os órgãos de fiscalização ambiental. 

Contudo, o processo visa acompanhar a execução e implementação de atividades que tenham algum potencial de poluição ou que faça uso dos recursos naturais.

Quer saber mais sobre licenças ambientais clique aqui

Sendo assim, o gestor ambiental tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente, ele é o responsável pelo controle da preservação das empresas e indústrias, realizando vistorias frequentes e conscientizando as pessoas sobre a importância de uma boa educação ambiental. 

Você é gestor ambiental e quer ter toda sua gestão centralizada em um só lugar? Clique aqui para conhecer a nossa solução. 

Como você pode reduzir a poluição ambiental? 

Portanto, é de extrema importância ter consciência a respeito dos problemas que causam a poluição ambiental. Sendo assim, quando se enxerga como a poluição está nos afetando, fica muito mais fácil compreender a necessidade de implementar medidas urgentes para diminuir esse problema. As simples atitudes do dia a dia podem ser responsáveis por frear a poluição, como, por exemplo:

  • A redução do uso de automóveis
  • Reciclagem, reaproveitamento e reutilização sempre que possível
  • Repensar nosso hábitos de consumo
  • Separar o lixo e não descartá-lo em locais impróprios
  • Não realizar queimadas
  • Ensinar outras pessoas a respeito de se combater a poluição do meio ambiente.

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.” – Provérbio Indígena

Publicações recentes