Ambisis – Software para Gestão Ambiental

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Entender o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é de muita importância para aprender quais são as propostas para a diminuição dos impactos sociais, ambientais e econômicos que devastam o mundo.

Portanto, o texto abaixo vai explicar em detalhes o que é, quais são os temas tratados, quais são e a importância dos ODS. 

O que é ODS?

ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. 

Contudo, a agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, partidos em 169 metas, e com o foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no mundo todo, promovendo um crescimento sustentável global até 2030.

Quais são os temas tratados pelos ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser definidos em quatro partes principais:

Social: assim, são as necessidades humanas, como saúde, educação, justiça e uma melhor qualidade de vida

Ambiental: preservação do meio ambiente, combate ao desmatamento, proteção da fauna e da flora, uso consciente e sustentável dos oceanos e combate às mudanças climáticas

Econômica: consumo de energia, uso e esgotamento de recursos naturais, produção de resíduos, etc

Institucional: a capacidade de colocar em prática os ODS.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Assim também, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordam diferentes temas, seja de aspectos ambientais ou sociais. Assim como as metas de cada ODS, os objetivos foram construídos de forma que fossem interdependentes.

Portanto, quando um país conseguir atingir um deles, é muito provável que terá conseguido avançar em outros. Bater as metas do ODS 11, por exemplo, é chegar a uma cidade sustentável, e significa que o município também atingiu o ODS 6 (água limpa e saneamento), o ODS 8 (crescimento econômico) e o ODS 15 (proteção da vida na terra).

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça cada ODS:

1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resistente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

Por fim:

11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, fortes e sustentáveis.

12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A importância dos ODS

Primeiramente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável procuram por medidas urgentes visando garantir os 17 objetivos propostos nessa agenda sustentável da ONU a partir da preservação de recursos naturais, do combate às mudanças climáticas e da adoção de práticas de produção e consumo mais sustentáveis.

Contudo, no mundo corporativo e industrial, os ODS representam um negócios mais responsáveis, eficientes, competitivos e transparentes. 

Assim, as práticas industriais menos agressivas ao meio ambiente e aos recursos naturais, e a contribuição para o bem-estar geral, saúde e qualidade de vida no planeta. 

Portanto, ao adotar uma metodologia que condiz com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as empresas e indústrias contribuem com um papel muito importante na conservação da vida, da natureza e dos recursos naturais do nosso planeta.

Como o Ambisis te ajuda a ter uma empresa mais sustentável?

Assim, com o software para gestão ambiental Ambisis, toda a parte de licenciamento ambiental da sua empresa fica em dia com os órgãos competentes. Portanto, gerencia todos os processos das suas licenças, desde o pedido de licença até o controle dos prazos e condicionantes.

Contudo, auxilia também em todo processo de manejo florestal e gestão de resíduos, deixando toda a obrigação e a responsabilidade de cuidar do meio ambiente muito mais simples e fácil.

Quer ter mais controle na hora de gerenciar seus processos ambientais?

Publicações recentes