Ambisis – Software para Gestão Ambiental
A gestão de não conformidades visa gerenciar e reparar as anomalias ocasionadas nos processos de uma organização e tem como o objetivo principal eliminá-las ao longo do tempo.
Portanto, no texto abaixo, você vai entender sobre o que é uma não conformidades, quem é responsável pela identificação, o passo a passo para tratá-la e a sua importância, a diferença entre uma não conformidade e um defeito, quais são os efeitos se não tratar e como gerenciá-las.
Não conformidade é, de acordo com as palavras da própria ISO 9000:2015, o não atendimento de um requisito pré-estabelecido. Esses requisitos podem variar entre fatores externos (como as normas ISO e/ou fornecimentos de produtos) e fatores internos (como os processos e procedimentos de uma empresa).
A definição da ISO 9000 no Brasil é estabelecer padrões para que se crie um sistema de gestão da qualidade, além de otimizar procedimentos para atingir a excelência e a alta performance nas empresas e em outras organizações.
A ISO 9001 é a norma de certificação da série 9000 e também considerada a mais específica de todas.
A ISO 9001 contém todos os critérios que a organização deve cumprir para conseguir sua certificação de qualidade e o cumprimento de uma não conformidade.
A principal pessoa responsável por identificar uma não conformidade dentro de uma empresa é um profissional do setor de qualidade. Porém, ele é a principal pessoa, mas não a única. Os gestores ambientais também são responsáveis por identificar e alertar sobre uma não conformidade, em suas vistorias e idas ao campo.
A primeira etapa é fazer com que todos saibam que estão lidando com uma não conformidade. Portanto, algo deve ser feito para reverter o problema. A ISO 9001 recomenda que diante dessas situações, algumas das alternativas abaixo devem ser levadas em consideração:
É importante o registro da não conformidade e ele deve ser feito em um documento que pode servir para esse tipo de atividade como por exemplo o relatório de não conformidade. Portanto, no relatório deve ser descrito alguns pontos com detalhes, como, por exemplo:
O problema é resolvido para que não volte a acontecer, isso, portanto, melhora os processos da empresa, tornando o trabalho mais fluido e eficaz.
O tratamento das não conformidades é importante para que as empresas sigam um caminho correto.
É necessário entender o problema como um todo, isso serve para todas as áreas dentro de uma empresa.
É comum confundir as não conformidades com defeitos, porém, é importante frisar que esses conceitos não são sinônimos. Todo defeito é uma não conformidade, mas nem toda não conformidade representa um defeito.
O produto não conforme é o resultado de um processo que gerou determinado item fora do padrão, portanto, é o não atendimento completo de um requisito.
Então, uma não conformidade não afeta só o uso do produto, ao contrário do defeito.
Segue abaixo um exemplo de não conformidade e um de defeito:
Quando se trata de não solucionar uma não conformidade, consequentemente, outros problemas vão acabar aparecendo.
Quando isso acontece, a empresa tem duas alternativas, ou solucionar o problema o mais rápido possível ou largar de mão.
Portanto, vai virar uma bola de neve e a empresa pode acabar no prejuízo tendo graves consequências. Funcionários insatisfeitos, clientes desistindo da parceria e prejuízos financeiros.
Esses são apenas alguns dos problemas que podem vir a ocorrer. Por isso é muito importante resolver as não conformidades dentro de uma empresa.
Para o gerenciamento de uma não conformidade, você precisa seguir esses 7 passos:
Dentro do Ambisis é gerenciado e controlado as conformidades que não estão de acordo durante uma vistoria ou auditoria, e será lembrado com e-mails diários de como está a situação dessa não conformidade e quando vence o prazo da solução da mesma.
Solicite uma demonstração gratuita e tenha mais controle e segurança na hora de gerenciar as suas não conformidades.