Edit Content

3 dicas para você evitar multas ambientais

3 dicas para você evitar as multas ambientais

3 dicas muito legais para você evitar as multas ambientais

O cuidado com o meio ambiente é um dos pontos centrais nas estratégias organizacionais, visto que as penalidades no descumprimento da legislação podem ser devastadoras. Por isso, preparamos 3 dicas para você evitar as multas ambientais.

Entretanto, a sustentabilidade empresarial é uma medida que, quando tratada com seriedade, nos permite desfrutar mais do mesmo recurso ou reduzir seu consumo, além de ser uma excelente estratégia de marketing.

Então, ao adotar uma conduta correta, é possível evitar várias penalidades.

Dicas de condutas que ajudam a evitar multas ambientais

Atente-se ao Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é um importante instrumento de prevenção e fiscalização.

Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/1981) a que estão sujeitos os empreendimentos ou atividades que fazem uso de recursos naturais ou que possam causar degradação ou poluição ambiental.

É um procedimento administrativo que autoriza a localização, instalação, ampliação e a operação destes empreendimentos e/ou atividades.

Tem o objetivo de controlar as ações humanas que interferem no Meio Ambiente, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação da qualidade ambiental e, o olhar social, onde as pessoas residem, trabalham e convivem.

Para não gerar multas ambientais, é preciso atentar-se ao prazo das licenças.

Esta é uma preocupação válida, visto que algumas atividades só podem ser executadas mediante autorização.

Aliás, quer saber mais sobre licenciamento ambiental?

Temos um e-book completinho sobre isso.

[Clique aqui para acessar o Ebook sobre Licenciamento Ambiental]

Mantenha os contratos em dia

Ainda que seja feita a contratação de um fornecedor para realizar o processo de tratamento de resíduos, a organização geradora é responsável caso ocorram ações indevidas.

Sendo assim, ela é corresponsável pelo descarte indevido, tratamento incorreto ou transporte dos resíduos para tratamento fora do local.

Esteja atento, pois o fornecedor precisa estar cadastrado junto aos órgãos competentes, além de estar com o credenciamento em dia e contratos correspondentes às suas atividades.

 Plano de gerenciamento de resíduos sólidos

O PGRS é um documento que aponta alternativas de como solucionar problemas recorrentes da gestão de resíduos da empresa.

Contudo, deve constar no plano, as etapas, desde a geração do resíduo até o descarte final.

Esse planejamento garante a autorização da movimentação do material, sem ele a empresa não pode realizar o transporte para o tratamento dos resíduos.

Assim, com este comprovante a empresa geradora demonstra que realizou a metodologia correta no descarte dos resíduos, estando dentro dos requisitos perante a lei.

Políticas e programas de conscientização ambiental também são efetivas para evitar sanções, além de serem ações sustentáveis que ajudam na preservação ambiental.

Software para Gestão Ambiental

E para gerenciar tudo isso o software Ambisis que tem como propósito SIMPLIFICAR a gestão ambiental de consultorias ambientais.

Ou seja, com ele você não precisará mais se preocupar com prazos pois receberá alertas diários no seu e-mail e dashboard da plataforma.

Aliás, quer saber mais?

Solicite uma demonstração gratuita do Ambisis!
[Clique aqui para solicitar uma demonstração]

Compartilhe:

Leia também